Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

RPG- Reeducação Postural Global



R.P.G. (Reeducação Postural Global) É uma técnica, de origem francesa, muito usada para correções posturais: escoliose, hipercifose, gibosidade (corcunda ), hiperlordose, etc.

Os desvios posturais causam inúmeros problemas, dos quais o paciente nem pensa que a causa seja o desvio postural.)Posso citar, como exemplo, a barriga saliente, o paciente é "barrigudo", tenta inúmeros tratamentos para obesidade, faz abdominais incansáveis nas academias de ginástica, mas não consegue resultado algum.
Desde que o homem assumiu a postura ereta, há milhões de anos, tem sido um grande desafio ficar em pé sem sobrecarregar suas estruturas musculares e esqueléticas. Num esforço constante contra a gravidade, o corpo se defende para compensar deficiências de equilíbrio ou dores.

Nos dias de hoje, o estilo de vida sedentário e estressante apresenta-se como fator agravante, desencadeando em todos os sistemas corporais um mal funcionamento e gerando tensões, tudo isso fortemente associado com alterações comportamentais e emocionais, formando assim uma estrutura complexa e inespecífica. O homem passou, então, a assumir posturas cada vez mais prejudiciais ao corpo, como também se distanciou de si mesmo, deixando sempre para segundo plano o seu autocuidado. Com isso, observa-se um considerável aumento de várias doenças, dentre as quais as musculoesqueléticas.
Entretanto, é possível resgatar o autocuidado, pois o corpo humano tem uma grande capacidade de plasticidade e reestruturação. Afinados a este quadro, os profissionais da área da saúde têm buscado oferecer abordagens terapêuticas qualitativas e globalistas.

A RPG tem se apresentado como método fisioterápico bastante apropriado. PL.E. Souchard, fisioterapeuta francês, após quinze anos de estudos no campo da reeducação postural, desenvolveu a RPG, que se baseia nos seguintes princípios:

Globalidade
Preocupa-se com a totalidade do corpo, intervindo em todos os compartimentos corporais ao mesmo tempo e estabelecendo correlações entre os mesmos, buscando corrigir tudo que é patológico e que se afasta da fisiologia normal.

Individualidade
Analisa e trata cada indivíduo em relação a suas manifestações, que são pessoais e únicas.

Causalidade
Busca tratar, não os sintomas, mas as suas causas, no processo terapêutico.

Mediante uma avaliação investigam-se, inicialmente, as tensões neuromusculares e as mudanças funcionais e estruturais. Em seguida, empregam-se posturas de alongamento muscular ativo e progressivo associados com a respiração e técnicas específicas, visando colocar em evidência as tensões musculares. Restabelece-se, assim, a harmonia entre os músculos e, conseqüentemente, promovendo-se um relaxamento, já que se interrompe o ciclo de desenvolvimento de tensões e dores.

A RPG traz soluções para prevenir, curar e remediar os desvios posturais, as deformidades e as disfunções causadas por eles. Procura corrigir o mal uso que os indivíduos fazem de seus músculos ossos e articulações, restituindo a boa morfologia. Como resultado, recupera a função e os movimentos corporais se tornam mais integrados, harmoniosos, perceptíveis e conscientes.

Como é a sessão?
Durante cada sessão, o/a fisioterapeuta utiliza microajustes em alongamento com o paciente em pé, sentado ou deitado.



A RPG requer do paciente uma participação muito ativa.


A duração e a frequência das sessões, que são individuais, dependem do problema do paciente. Geralmente é recomendada uma sessão de 1 hora por semana.



Indicações da RPG
Pode ser indicada, sem limite de idade, para a maioria das patologias, agudas ou crônicas, do sistema musculoesquelético com sintomas (dor, formigamento, tontura) como hérnia de disco, lombalgia, ciática, artrose, hérnia de hiato, azia, cãibras, ombro congelado, joanete, problemas circulatórios, torcicolo, tensão muscular, dor de cabeça; ou sem sintomas, como escoliose, hipercifose dorsal (costas encurvadas), problemas vertebrais, hiperlordose lombar, desvios dos pés e dos joelhos, pé chato, pés cavos, joelho em X, joelhos varos, falta de alongamento, ombros caídos, pouca massa de glúteos, “peito fechado”, barriguinha “teimosa”; e também para correção postural.

Há RPG na preparação para o parto, RPG para patologias óculomotora e RPG no Esporte. E a RPG também pode ser aplicada em atletismo e dança.



Bibliografia:
www.rpg-souchard.com


Dra. Daniela Ribeiro
Fisioterapeuta

Nenhum comentário:

Postar um comentário